18
May 15

Design nas narrações de jogos de futebol




Eu nunca parei pra pensar como seria a organização das anotações de um narrador de futebol. Alguns nem parecem se preparar o mínimo possível para uma transmissão.

Hoje, o B9 postou as anotações do Nick Barnes, da BBC. E elas são incríveis.

Liverpool

 

Ele usa várias cores diferentes, monta o esquema do time, anota curiosidades, tudo MUITO organizado. Afinal, durante a transmissão ele não pode ficar parando para procurar informações.

Até as bandeiras com as nacionalidades dos jogadores ele desenha.

Fulham

 

Isso tudo pode ter acontecido sem que ele estudasse para criar o melhor layout, mas ele acabou chegando num trabalho sensacional. Fica muito fácil encontrar as informações com esse esquema dele.

Quando comentei essa informação no Twitter, me avisaram que o Paulo Soares, da ESPN, sempre divulga no Instagram as anotações dele. Fui lá dar uma olhada.

pauloamigao_2015-mai-13

 

Bem mais simples, mas mesmo assim tem uma organização que facilita bastante a localização das informações.

O design não é só coisinhas bonitinhas que os designers fazem. Até narrador de futebol pode ter a vida facilitada com isso.


27
Mar 15

Acabou a desculpa de perder foto sem backup

Eu sempre quis uma só função para backup online onde eu pudesse salvar TODAS as minhas fotos. Sem precisar ficar pobre pra isso.

O Dropbox é um dos meus serviços preferidos, mas ainda é caro pagar por mais espaço. E tem limite mesmo pagando. Além disso, funciona por sincronização. Ou seja, preciso ter no computador o que tem na nuvem.

Felizmente a Amazon acabou de disponibilizar uma assinatura do CloudDrive que faz exatamente o que eu preciso, sem que eu precise vender nenhum órgão interno, nem aumentar o HD do meu computador.

Por apenas U$ 12 por ANO a gente tem espaço ILIMITADO para fotos! Sim, pode guardar TODAS as fotos que já tirou na vida pagando só U$ 1 por mês! E nem precisa mantê-las no seu computador. Ainda leva 5GB para vídeos e outros arquivos.

Pra melhorar, você ainda pode testar por 3 meses! E pode sincronizar até tablet e smartphone.

E caso você queira guardar qualquer tipo de arquivo, paga U$ 60/ano.

 


20
Feb 15

Liberando espaço no iPhone




PhoneExpanderLogo

 

Esses dias me bateu o desespero. O iPhone avisou que eu estava com pouco espaço livre.

Logo pensei em sair apagando fotos, vídeos e músicas inúteis. Além de vários Apps que baixei pensando “um dia vou precisar disso” e nunca usei.

E desisti.

Fui atrás de uma maneira mais fácil de fazer isso. Uma que eu não precisasse exercer o desapego digital, nem perder uns minutos apagando coisas manualmente.

Felizmente existe o Phone Expander (só pra Mac). Só colocando ele pra dar uma limpa nos arquivos inúteis, já me liberou mais de 2GB!

PhoneExpander

 

Com um clique liberei um bom espaço. E existem outras ferramentas no Phone Expander que ainda facilitam a liberação de mais espaço.

Quem tem Mac pode baixar e usar. É de graça.


19
Feb 15

Automatizando o seu celular




DoGIF

 

Um dos meus serviços online preferidos é o IFTTT. Onde você cria receitas e ele automatiza tarefas.

Por exemplo, salvar numa pasta do seu Dropbox toda foto que você for marcado no Facebook.

Inclusive, já falei do If This Then That aqui.

Eles lançaram 3 novos Apps, para iPhone e Android.

DoReceitas

Um focado em foto. Onde você tira uma foto e tem até 3 atalhos para escolher o que quer fazer com a foto. Pode mandar pra grupo de Facebook, trocar avatar do Twitter ou fazer o que a sua criatividade quiser.

O segundo funciona de um jeito bem parecido. Mas ao invés de fotos, é para notas. Você cria uma nota e decide se vai mandar pro Evernote, por email, ou fazer outras milhões de coisas com ela.

O terceiro é o que eu achei mais útil. Serve como um botão para você ativar uma receita. Por exemplo, mandar uma mensagem de texto com a sua localização, fazer seu telefone tocar para te tirar de alguma furada como se estivesse recebendo uma ligação ou até receber um GIF aleatório no seu email. Tudo num clique só.

Tão prático que é mais prático eu apagar a lâmpada do meu quarto com ele que com o App nativo dela. Já que os botões ficam na central de notificações do iPhone.

DoNotification

Comece logo a usar of IFTTT e baixe os apps pro seu celular.


01
Jan 15

Deixando relógios de luxo mais espertos




Desde que eu vi o Pebble, fique super empolgado com smartwatches. Comprei o meu quando ainda era só um projeto no Kickstarter. Mas sempre fiquei tentando pensar o que marcas tradicionais, como Rolex e Montblanc, fariam para se adaptar.

Não via essas empresas usando displays digitais. Até já tinha visto um ou outro protótipo que tinha uma tela disfarçada no fundo do relógio, mas não passava muito disso.

Hoje descobri duas soluções diferentes pra isso.

A primeira não usa o relógio para nada mostrar informações, mas usa os dados dele para registrar suas atividades. Como essas pulseiras de que registram a movimentação diária.

Ele registra tudo pelo acelerômetro e envia pro celular. Além disso, tem um mostrador para mostrar o percentual de atividades feitas num dia. Como é bem simples, a bateria dura 8 semanas!
Bonito, útil, mas não é barato. U$ 450.
Mas isso ainda não era transformar um relógio de luxo num smartwatch. Mas aí eu vi a solução da Montblanc.
Aparentemente, não tem nada de diferente. É um relógio Montblanc normal. Mas a solução tá na pulseira.
 
O relógio fica de um lado, e o smart fica do outro, preso na pulseira. Simples, discreto e funcional. Não precisaram mexer na parte tradicional do relógio e ainda conseguiram fazer um gadget que pode ir em vários relógios diferentes.
Com isso tudo, e por ser da Montblanc, eu até esperava que fosse mais caro. Não chega a ser barato, mas 250 € é um valor até razoável. Principalmente pra quem investe milhares de euros em relógios. Quase uma pechincha.
Mais informações sobre o Activité (primeiro relógio) e sobre a buginganga da Montblanc.

 


01
Dec 14

Como melhorar a comunicação no Twitter




Eu, assim como muitos outros rubro negros, critico bastante as redes sociais do Flamengo. Tem coisas que são trabalhosas de mudar. Outras custam caro. Mas existem soluções tão simples que é incrível que não façam isso.

Uma das coisas mais básicas do futebol, é a escalação do time que vai jogar. Todo mundo que acompanha um time de perto, quer saber quem é o time que vai entrar em campo. O Flamengo faz assim:

FLAescalacao

 

Não lembro de cabeça, nem to com tempo de buscar os números. Mas as redes sociais dependem MUITO de imagens. Até o Twitter que era praticamente só texto tem um grande aumento engajamento quando tem uma imagem.

Seria fácil resolver isso. O mais simples seria algo assim:

escalacaoSIMPLESIsso é muito fácil de fazer. Tem app que até facilita isso. Já melhoraria bastante.

Mas dá para fazer muito melhor sem precisar ter muito trabalho. Pra mim, o melhor que tem é o do Manchester United. Exemplo de simplicidade e beleza:

MUTDescalacao

 

Esse aí ainda é mais fácil de adaptar para todo jogo.

Baseado nisso, criei 3 opções pro Flamengo. Uma bem baseada nessa do United:

FlaDesign-01

 

Outra seguindo a mesma linha, mas dando uma firulada maior:

FlaDesign-02

 

E uma terceira opção seguindo aquela linha de camisas de bandas em Helvetica:

FlaDesign-03

Em pouco mais de uma hora de trabalho fiz 3 versões de escalação tão simples que nem precisam de fotos dos jogadores. Dá para adaptar isso em minutos antes de cada partida.

Numa boa, isso aí vira até pôster de time campeão para enquadrar e colocar na parede. ou camisa.

Sem muito trabalho mas com um pouquinho de boa vontade dá pra fazer muita coisa.

Se o Flamengo quiser, pode usar essas minhas sugestões de graça. Ainda mando os arquivos abertos.

@luizfilipecm

 


17
Oct 14

A melhor função do Hyperlapse




Assim que saiu o Hyperlapse, baixei e comecei a usar pra fazer timelapses, a principal função do App. Mas ele vai muito além disso.

A estabilização de imagem do Hyperlapse é comparável a equipamentos profissionais caríssimos. Mas o aplicativo faz isso pelo software, sem que você precise usar nada além do seu telefone.

Hyperlapse_stabilized_gif.0

 

O início dessa imagem mostra a filmagem sem estabilização e depois com a estabilização. A diferença é absurda.

Pra fazer isso, o App filma em 1080p, mas só usa 720p de “área útil”. Ele analisa a imagem estabiliza cortando a sobra. Algo até simples de um smartphone fazer, mas para uma câmera fazer isso, vai precisar ser feita especialmente para isso.

Se quiser ver o vídeo mais detalhado, vai nesse link do The Verge, que tá bem explicado.

À partir de agora eu só filmo com o Hyperlapse!


02
Oct 14

Como eu escolho meus candidatos




VoteDarkside

Não quero entrar em discussão de partido, nem candidatos específicos. Só falar um pouco sobre o MEU método de escolha de um candidato.

Em primeiro lugar, não reelejo quem não merece um segundo mandato. 

Se eu simpatizo com um candidato, voto, e ele não faz um bom governo, não dou segunda chance. Ele teve 4 anos para me provar que valia o voto, não provou , dou chance a outro. Além disso, se o governo foi medíocre e ele é reeleito, certamente vai considerar que fez um bom trabalho. No mínimo, um trabalho que lhe garantiu mais 4 anos no cargo. Em caso de derrota, entra um candidato novo, precisando mostrar serviço. E, certamente, se esforçando para conseguir um segundo mandato.

Em segundo lugar, partido não é garantia de sucesso.

Sim, tenho um partido pelo qual simpatizo. Mas CANSEI de votar em candidatos de outras legendas que concorriam ao mesmo cargo que os do meu partido preferido. Faço isso porque, no Brasil, partido é muito pouco levado a sério. Então escolho o candidato pela honestidade, capacidade e histórico. Não voto em candidato por causa do número dele.

Terceiro lugar, honestidade é qualidade.

Honestidade deveria ser obrigação mas, hoje em dia, é diferencial. “Ah, todos roubam” pode até ser, mas sempre procuro um candidato que tenha, pelo menos, menos suspeitas. Claro que todo partido tem escândalos e corrupção, mas levo muito em conta o que acontece com os investigados e, principalmente com os culpados.

Quarto lugar, presidente não manda em tudo.

Por mais que seja o cargo mais importante, o maior poder de um presidente é o poder de veto. No fundo, as maiores decisões são tomadas pelo senado e pela câmara dos deputados. Então, não se preocupe se seu candidato a presidente tem uma ou outra diferença com o que você pensa. Ele não manda tanto assim. O mais importante é parte econômica, programas sociais, planos para educação e essas coisas. Ser a favor, ou contra, liberação de drogas (por exemplo) é mais importante na hora de escolher deputados e senadores. O presidente define “um rumo” pro país. Mas são os outros que votam.

Quinto lugar, no primeiro turno, voto em quem quiser.

Não tem dessa de voto útil no primeiro turno. É a hora de você votar no candidato que quiser. Pesquisas erram. Lembram quando o primeiro colocado à prefeitura de SP ficou de fora do segundo turno? No segundo turno, você escolhe quem achar melhor entre as duas opções, mas no primeiro, vai em quem acha melhor.

Sexto lugar, não voto branco nem nulo.

Por piores que sejam as opções, eu sempre escolho candidatos. Sabe o que é pior que ter opções ruins? É deixar os outros escolherem por mim a opção que eles preferem. Se é pra ser ruim, eu escolho o menos pior.

Podem achar que isso é algo contra o PT, já que presidente e governador (do DF) são do partido, e eu disse para não reeleger quem não merece. Mas informo que na última eleição votei no Agnelo. Ou seja, defino isso caso a caso. Se eu acho que é a melhor opção (ou menos pior), eu voto sem me preocupar com partido.

Pra fechar, já defini 4 dos 5 candidatos, nos quais vou votar. E eles são de 3 partidos diferentes. Provando que levo mais em conta o candidato que o partido.


23
May 14

ESPN fazendo arte com a Copa




A ESPN aproveitou a Copa para fazer pôsteres incríveis de TODAS as seleções presentes no Brasil em 2014.

BrasilColombia

 

Infelizmente, fui tentar baixar a versão em alta, mas precisei fazer um cadastro no Media Center da ESPN e nem sei se vai ser aprovado. Espero que facilitem isso, eu baixaria TODOS.

BelgicaJapao

 

Quem quiser ver mais (e deve), é só ir no site gringo da ESPN.

Via Trivela.


28
Apr 14

Oswaldo, meu irmão mais novo

Sabe aquele irmão bem mais novo? Aquele com uma distância enorme de idade, que é o mimado da casa? Que acha que pode tudo e é dono de tudo?

Então, esse era o Oswaldo.

E sim, ele podia tudo e era dono de tudo.

O rapaz gostava muito de ficar num canto do meu armário. Quando a porta estava fechada, ele sentava na frente e me chamava pra abrir. Se eu demorasse, ele dava um jeito de abrir e se virava sozinho.

A cadeira que eu comprei pra trabalhar sentado na mesa, não deitado na cama (montado no laptop), logo virou a cadeira do Oswaldo. E disputamos como irmãos disputam um brinquedo novo.  Chegando ao ponto dele me tapear pra ficar com a cadeira. Eu estava sentado lá, ele foi na janela e bateu no vidro, pedindo pra eu ir lá abrir pra ele. Levantei e fui lá. No meio do caminho o gato sai correndo e rouba a minha cadeira. E ele ficou com ela. Ele me venceu, merecia ficar com o prêmio. Foi mais esperto que eu.

Mas quando eu estava trabalhando até tarde ele tava do lado. Ou em cima.

Ele era tão carismático, que fez amigos no prédio.

Os netos da minha vizinha, de porta, ficavam animadíssimos quando o viam. Eu só ouvia duas crianças gritando “OSWALDO!!!”.

A vizinha, do quinto andar, deu uma fonte pra ele beber água. Que era do gato dela porque ela ficou sabendo que ele tava com problemas urinários.

A chinesa, que morava aqui no prédio, ficava encantada com o Oswaldo na janela. Cansei de ouvir barulhos estranhos, olhar pra baixo e ver ela lá “conversando” com o gato.  Se me encontrava na portaria sempre falava as mesmas duas palavras “Cato pleto!” Ela tentava.

Sem contar com as várias vezes que parava gente de baixo da janela pra ver o gato que gostava de viver perigosamente.

Tanto que um dia ele caiu lá em baixo.

Não o achava aqui em cima, desci pra procurar e achei de baixo de um carro, escondido. O porteiro disse que tentou pegar, mas o gato rosnou (gato rosna?) pra ele. O Oswaldo aprendeu direitinho a não falar com estranhos.

E levou isso tão a sério que ficou conhecido no veterinário anterior como “Oswaldo, o Bravinho”. No último, eu tinha que estar presente pro gato ficar mais calmo e não matar o Doutor, que tentava (inutilmente) virar amigo do Bravinho.

Eu nunca tinha perdido ninguém da família, com quem eu tivesse muito contato. E não sabia “como funcionava”. Cheguei até a estranhar a falta que um gato (ou como a Lu me corrigiu “Não era um gato, era o Oswaldo”) me faz. Realmente, senti como se um ente querido tivesse morrido.

Mas era um ente querido.

E fiquei surpreso como as pessoas que me conhecem muito, ou pouco, notaram isso.

Desde gente que convive comigo diariamente, passando por amigos de internet e até gente com quem convivi muito pouco, mas notou. Claro que as 127 fotos dele no Instagram ajudaram a mostrar isso. Mas eu não fazia ideia de que era tão claro.

Dessas fotos, algumas me lembram bastante ele.

Se interando das notícias:

Participando das refeições:

Me acompanhando em QUALQUER momento:

Bebendo água da maneira que mais gostava:

Se preparando pra viajar:

E, claro. Dentro de caixas:

Sempre mostrando quem manda:

Até selfie ele fez. Antes da Hellen:

Obrigado pelos 29 meses, Oswaldo.


Switch to our mobile site